Comandante da PM destaca redução de índices de criminalidade e pede conscientização da população

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

07 de outubro de 2025

Imagem de capa da Notícia

O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior, coronel PM Lázaro Antônio Felício, apresentou nesta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Franca, um comparativo dos indicadores de segurança pública entre 2024 e os números parciais de 2025.

Redução índices

Segundo ele, houve redução expressiva nos principais crimes em relação ao ano anterior: homicídios (-32%), roubos (-43%), roubo de veículos (-55%), furto de veículos (-20%) e outros furtos (-5%).

Entre janeiro e setembro deste ano, a Polícia Militar realizou 50.193 atendimentos, com 1.041 procurados capturados, 1.432 prisões em flagrante, 285 atos infracionais e 54 menores apreendidos.

Além disso, 159 armas de fogo e 581 armas brancas foram apreendidas, e 314 veículos recuperados. No PROERD, programa de prevenção voltado a crianças e adolescentes, 16 escolas foram atendidas, totalizando 1.470 alunos beneficiados.

Acidentes e autuações de trânsito

O levantamento da PM apontou que os trechos urbanos com maior número de acidentes são as avenidas Dr. Ismael Alonso y Alonso, Dr. Adhemar Pereira de Barros, Brasil, Presidente Vargas, São Vicente e Abrahão Brickmann.

Entre os acidentes fatais, motocicletas lideram com 13 mortes, seguidas de atropelamentos (7), carros (3) e bicicletas (2). Nas rodovias, foram registradas 10 mortes.

Em relação às autuações de trânsito, houve aumento significativo em infrações graves: dirigir segurando o celular (+117%), manuseando o celular (+135%), avançar o sinal vermelho (+350%), avançar o pare (+733%), recusa ao teste do bafômetro (+147%) e dirigir alcoolizado (+132%). Houve redução de 28% nas autuações por descarga livre e aumento de 49% por condutores sem cinto de segurança.

Conscientização e desafios sociais

O coronel Lázaro reforçou que a conscientização da população é fundamental para reduzir acidentes e crimes: “se tivesse uma conscientização um pouco maior, esses números com certeza seriam menores.”

Ele também ressaltou a natureza social do crime: “nunca podemos esquecer que o crime acaba sendo um fato social, e por ser fato social, sempre vai estar atrelado à sociedade. Então a função da Polícia Militar acaba sendo mais de controle, porque infelizmente nós não vamos conseguir acabar ou zerar os índices criminais.”

O comandante agradeceu o apoio da Câmara Municipal, dos munícipes e de todos os policiais envolvidos nas ações, destacando o projeto de R$ 223 mil destinado à corporação pelos vereadores Daniel Bassi (PSD), Fransérgio Garcia (PL), Marco Garcia (PP) e Walker Bombeiro da Libras (PL).

Vereadores

O vereador Marcelo Tidy (MDB) elogiou os resultados, ressaltando a eficiência da Polícia Militar, mas lamentou que os números também refletem a triste realidade social. Ele comentou ainda sobre casos recentes de imprudência no trânsito.

Walker Bombeiro da Libras (PL) expressou gratidão e respeito à corporação: “O que eu puder fazer para retribuir é uma forma de gratidão, por tudo que os senhores fizeram por mim. Os senhores fazem parte da minha história, eu continuo correndo atrás de apoio para a Polícia Militar.”

O vereador destacou seu empenho na ampliação da atividade delegada, na busca por recursos para o batalhão e nas reformas das companhias.

Encerrando as manifestações, Daniel Bassi (PSD) agradeceu o trabalho da PM e destacou a atuação nas áreas rurais, principalmente na Operação Safra Segura, que integra as polícias Militar, Rodoviária e Ambiental para proteger lavouras de café durante a colheita, com patrulhamentos e bloqueios estratégicos.

“A gente vê a evolução e a cooperação cada vez maiores da polícia, e isso nos alegra muito”, afirmou, destacando a parceria entre as forças de segurança de São Paulo e Minas Gerais.

Veja as fotos - CLIQUE AQUI 

Veja como foi - CLIQUE AQUI

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.