Câmara derruba veto sobre criação de Brigada de Incêndio, aprova projetos para inclusão de intérpretes de Libras e reintegração social

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

23 de setembro de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na tarde desta terça-feira (23), durante a 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, vereadores aprovaram projetos voltados à segurança, saúde, inclusão e bem-estar dos servidores, além de reconhecer iniciativas de destaque na sociedade francana.

Entre os principais destaques, a derrubada do veto ao projeto da Brigada de Incêndio Ambiental, a aprovação de medidas de atenção a pessoas com diabetes e a regulamentação da atuação de intérpretes de Libras em atendimentos de saúde chamaram a atenção.

Brigada de Incêndio Ambiental: veto derrubado

O Veto nº 3/2025, referente ao Projeto de Lei nº 102/2025, que cria a Brigada de Incêndio Ambiental, foi derrubado por 10 votos a 3. A iniciativa é de autoria de Walker Bombeiro da Libras (PL).

Durante a sessão, o vereador exibiu um vídeo com notícias sobre queimadas e alertas da Defesa Civil, destacando a importância do projeto para o município: “No ano que vem, o governo do estado de São Paulo vai disponibilizar R$ 15 milhões para contratação de brigadistas voluntários por todo o estado. Se a gente tiver um projeto como esse, a gente sai na frente”, afirmou Walker.

Durante o debate, Marco Garcia (PP) ressaltou a necessidade de investimentos em equipamentos e alertou sobre possíveis questões jurídicas.

Marcelo Tidy (MDB) defendeu fiscalização mais rígida em terrenos com entulho, enquanto Gilson Pelizaro (PT) apontou vício de iniciativa, sugerindo ajustes legais.

Zezinho Cabeleireiro (PSD) e Leandro O Patriota (PL) destacaram a urgência da medida diante do aumento de incêndios na região. Ao final, Walker agradeceu: “Agradeço aos colegas, à população e ao Corpo de Bombeiros. A gestão de recursos prevista para o próximo ano será bem utilizada.”

Câmara mantém veto sobre projeto que trata da criação do 'Banco Vermelho' 

Já o Veto nº 4/2025 trata do Projeto de Lei nº 95/2025, que trata do “Banco Vermelho Gigante”, voltado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher foi mantido pelos vereadores. 

Projetos de inclusão e saúde aprovados: Intérpretes de Libras em atendimentos de saúde

Projeto de Lei Ordinária nº 139 de 2025  foi aprovada por unanimidade. O vereador Walker Bombeiro da Libras relatou dificuldades enfrentadas por pacientes surdos e apresentou uma reportagem de sua atuação como intérprete em atendimentos hospitalares.

“É fundamental que intérpretes de Libras tenham acesso a hospitais, assim como líderes religiosos”, defendeu Marco Garcia (PP).

Vários vereadores elogiaram a iniciativa, entre eles Marcelo Tidy (MDB), Zezinho Cabeleireiro (PSD), Andréa Silva (REPUBLICANOS) e Marília Martins (PSOL), que destacou a legislação federal que garante a presença de intérpretes em unidades de saúde.

Programa Municipal de Atenção Integral a Pessoas com Diabetes

O Substitutivo nº 6 ao Projeto de Lei nº 84/2025 também foi aprovado por unanimidade. Walker destacou dificuldades de diálogo com a Prefeitura, enquanto pacientes presentes relataram a importância de medidores de glicemia e sensores escolares.

“A falta de monitoramento pode levar à inconsciência e até à perda de rins”, alertou Giovane Gonçalves, paciente diabético.

Vereadores também reforçaram o investimento de R$ 1 milhão para aquisição de glicosímetros, garantindo maior acompanhamento da doença.

Política de reintegração social de egressos do sistema prisional

Aprovada por unanimidade, a política municipal (Projeto de Lei Ordinária nº 114 de 2025) visa apoiar pessoas que cumpriram pena a retomar a vida em liberdade.

Marcelo Tidy (MDB) relatou experiências de munícipes que enfrentaram dificuldades para reinserção no mercado de trabalho.

Aprovado projeto que torna mais claras regras para emendas impositivas

O Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, com a Emenda Modificativa nº 30 e a Emenda nº 529, foi aprovado por unanimidade.

Gilson Pelizaro (PT) destacou a articulação entre poderes e a importância das emendas para instituições do terceiro setor, recebendo apoio de Daniel Bassi (PSD) e Claudinei da Rocha (MDB).

Vereadores de Franca aprovam requerimentos para demandas da população 

Sete requerimentos voltados à saúde, segurança, educação e administração pública foram aprovados:

816/2025: Informações sobre nutricionistas disponíveis no município (Pelizaro e Marília Martins destacaram a relevância para casos de diabetes e restrições alimentares em crianças).

817/2025: Relação da fila de espera para procedimentos cirúrgicos.

819/2025: Segurança nos arredores da FATEC Franca (Walker e Marília Martins reforçaram a necessidade de rondas e iluminação)

820/2025: Informações sobre a nova empresa responsável pelo sistema informatizado da Prefeitura.

825/2025: Construção de nova sede para a Casa do Diabético.

830/2025: Número de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais lotados no município.

834/2025: Esclarecimentos da Defesa Civil sobre prevenção e controle de queimadas.

Moções de aplausos e reconhecimento

Cinco moções foram aprovadas, homenageando pessoas e instituições de destaque em Franca:

Moção 151/2025: Maria Theodora Lemos Silveira (Tia Lolita), fundadora do Hallel.

Moção 152/2025: Equipe organizadora do Hallel 2025

Moção 148/2025: Colunista e apresentador Well Miguel (“Prêmio Imprensa”).

Moção 149/2025: Pastor Israel Magnani e equipe do projeto School.

Moção 150/2025: Fundação Allan Kardec, pelo atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Câmara aprova Projeto de Resolução nº 25/2025 para implantação do “Honest Market”

O Projeto de Resolução nº 25/2025 – “Honest Market”, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado em regime de urgência. 

A iniciativa permitirá a instalação de um mercado interno na Câmara, oferecendo acesso rápido e seguro a alimentos saudáveis para os servidores, sem custo ao município, contribuindo para a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Veja as fotos - CLIQUE AQUI 

Veja como foi - CLIQUE AQUI

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.