Frente contra covid da Câmara vai participar de sindicância de “fura-filas”

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

28 de abril de 2021

Imagem de capa da Notícia

As quase mil pessoas que supostamente teriam furado a fila da vacinação contra a covid-19 na cidade foi o principal tópico debatido em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 28, no Fórum da Cidadania (Plenarinho) da Câmara Municipal de Franca. Os membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus do Legislativo se encontraram com o secretário municipal de Saúde, Lucas Souza, para debater o problema.

Todos os vereadores participantes da comissão estavam presentes: o presidente, Donizete da Farmácia (MDB); o vice-presidente, Carlinho Petrópolis Farmácia (PL); o relator, Daniel Bassi (PSDB), e os membros Marcelo Tidy (DEM), Gilson Pelizaro (PT), Lurdinha Granzotte (PSL) e Zezinho Cabeleireiro (PP)., além de servidores municipais e membros da imprensa.

Lucas esclareceu que o prefeito Alexandre Ferreira abriu uma sindicância ontem, 27, para verificar as denúncias, e que o chefe do Poder Executivo quer uma apuração rápida. “Não seremos omissos. Se precisar, vamos punir”, afirmou. No caso de sobra de vacina nos frascos (xepa), a orientação é imunizar apenas idosos e profissionais da saúde. Durante a reunião, ficou acertado que um dos vereadores-membros da frente irá participar das investigações da Prefeitura. Apesar de o nome ainda não estar definido, a função deve ficar com o parlamentar Gilson Pelizaro.

Os vereadores puderam fazer perguntas ao secretário, que as respondeu todas de uma vez. Apesar de dois episódios recentes em que estagiárias foram flagradas aplicando incorretamente a vacina, Lucas defendeu a utilização de estudantes nas campanhas de imunização contra a covid-19. “Os estagiários precisam participar para aprenderem a aplicação na prática. Não houve má fé nesses dois casos. Nós nos reunimos com as instituições de ensino e os orientamos a redobrar a atenção [com a imunização]”, informou Lucas.

Outra informação passada é que a Prefeitura convocou para trabalhar 45 profissionais da saúde aprovados em concursos para cargos efetivos e substitutos, o que deve melhorar o atendimento no sistema municipal de saúde. Sobre frascos que vem com doses faltando, Lucas disse que é um problema enfrentado em todo o país, e que as falhas devem ser informadas ao governo. O presidente da frente, Donizete da Farmácia, considerou proveitoso o encontro com o secretário:

Queria agradecer a presença do Lucas, que é muito prestativo e dedicado. Discutimos os “fura-filas”, as sobras das vacinas e outros temas relacionados à covid-19. Foi uma reunião muito produtiva que vai trazer resultados lá na frente.

(Comunicação Institucional Câmara)

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.