Câmara vota realização de sessão solene no período matutino

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

26 de junho de 2020

Imagem de capa da Notícia

A Câmara Municipal de Franca irá apreciar um projeto de lei (PL) na sua 18ª Sessão Ordinária, que acontece na próxima terça-feira, 30, a partir das 9h. Trata-se do PL nº 134/2019, que altera a Lei nº 8.839/2019, a qual institui no município de Franca o “Dia do Estudante Samaritano”.

Tanto o projeto quanto a lei são de autoria do vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB). De acordo com a propositura, o Instituto Samaritano de Ensino, juntamente com o Poder Legislativo Municipal, organizará uma sessão solene anualmente para comemorar a data. Na lei original, as atividades comemorativas ficavam a cargo da escola e do Poder Executivo.

Na terça, também será votada uma emenda ao projeto, de autoria do parlamentar Marco Garcia (Cidadania). A matéria prevê que, se a sessão solene do Dia do Estudante Samaritano for realizada nas dependências da Câmara Municipal, ela só poderá acontecer no período da manhã, durante as sessões ordinárias. 

A emenda foi discutida na tarde desta sexta-feira, 26, durante a reunião das comissões permanentes da Casa de Leis francana de Legislação, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento (foto). Compareceram os parlamentares Ilton Ferreira (PL), presidente da comissão de Legislação; Pastor Otávio Pinheiro (PTB), presidente da comissão de Finanças; Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Nirley de Souza (PP) e Marco Garcia.

Os vereadores presentes concordaram em encaminhar a emenda para a 18ª Sessão, para que ela seja analisada pelo Plenário. Marco explicou o motivo de ter elaborado a emenda:

Se essa sessão for realizada à noite, vai ter que convocar servidores e haverá gastos com energia e água. Por isso, dei a opção de fazer o evento no período da manhã, no horário do Expediente. Caso contrário, nada impede de haver a homenagem nas dependências da escola ou outro lugar que ela achar melhor.

Já Pastor Otávio contra-argumentou que são feitas, anualmente, cerca de 40 sessões solenes no Plenário. Obrigar a realização de apenas uma no período do Expediente não traria resultados práticos. O parlamentar continuou:

O projeto do Dia do Estudante Samaritano foi aprovado por unanimidade no ano passado. Só fiz esse novo projeto para realizar correções à lei. Pedirei aos vereadores que votem contra a emenda.

Os parlamentares ainda irão apreciar nove Requerimentos, uma Moção de Apoio e uma Moção de Aplausos. A 18ª Sessão Ordinária será transmitida ao vivo pelo canal aberto digital 61.3, pelo Youtube e pelo Facebook. Todos os itens na pauta podem ser conferidos na íntegra aqui.

(Comunicação Institucional Câmara)

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.